terça-feira, 29 de janeiro de 2013


Ontem aqui no blog, postamos uma matéria sobre casamento sustentável, e como a moda chegou para ficar, hoje iremos contar um pouco sobre os Ecos Buffets,  a nova tendência para as festas infantis.

Muito tem se falado sobre sustentabilidade e agora é a vez dessa moda, que já é tendência no Brasil e no mundo, chegar aos aniversários das crianças. A eco-festa é a grande novidade no universo das festas infantis, já está caindo no gosto público, e o meio ambiente agradece!
Agora, nas comemorações de aniversário mais verdes, os pequenos se divertem aprendendo, onde desfrutam de momentos de conhecimento e educação e ainda ficam por dentro de valores fundamentais para salvar a natureza. E a conscientização não para nas crianças, pois os convidados também se envolvem na prevenção do meio ambiente.
A maioria das festas infantis de hoje geram toneladas de lixo. Pratos, talheres, guardanapos, copos, enfeites e até mesmo as bexigas; nada escapa e tudo se torna descartável. Mas, é possível realizar uma linda festa de maneira mais verde, apostando em escolhas ecológicas que vão desde a entrega do convite até as lembrancinhas.
As ideias sustentáveis e ecológicas ganharão cada vez mais força daqui para frente, e os eco buffets não ficarão de fora. Seguem algumas dicas:

Convites
Quando o assunto é proteger o meio ambiente, uma das melhores maneiras de contribuirmos é diminuindo ou até mesmo evitando o uso de papel, um dos maiores poluentes. Uma dica na hora de convidar os amigos para a sua festa é fazê-lo pessoalmente, mas se houver a necessidade de enviar convites, opte pelos cartões virtuais: enviados por e-mail, eles podem se tornar mais práticos e rápidos, além de não poluir. Outra opção é a escolha do papel reciclado ou papéis sementes, os quais podem ser plantados após a festa e já contam com empresas especializadas nesse tipo de convite ecológico.

Iluminação
Se a festa de aniversário dos pequenos for realizada durante o dia, nada melhor que optar pela luz natural como forma de economizar energia e ajudar na sustentabilidade. Mas caso o buffet não tiver janelas, não tem problema, pois apostar nas lâmpadas fluorescentes também pode ser uma atitude positiva. Isso sem contar com o uso das velas, que além de não agredirem o meio ambiente também dão um charme único a festa. Mas fique atento com velas perto de crianças, coloque-as sempre em locais seguros.

Pratos, copos e guardanapos
Os pratos, copos e talheres de plásticos devem ser esquecidos no seu eco buffet, pois esses materiais demoram mais de cem anos para se decompor no meio ambiente, além de causar uma montanha de lixo ao final da festa. Para substituí-los, a dica é optar ou por utensílios de louça tradicional, que além de serem muito mais elegantes também não prejudicam o meio ambiente, ou pelos ecologicamente corretos, feitos de material reciclável. E para os guardanapos, a melhor opção são os de pano, totalmente mais finos e principalmente, reaproveitáveis.

Lixo
Não se esqueça de recolher todo o material reciclável que sobrou no final da festa. Uma ótima dica é coleta seletiva, assim, todo o lixo que foi produzido irá tomar o destino correto. Um excelente aprendizado para as crianças.

Diversão ecológica
E para a criançada se divertir sem desrespeitar o meio ambiente, nada melhor do que apostar em uma recreação com materiais reciclados, despertando a criatividade e imaginação dos convidados. Uma opção para despertar nas crianças a preocupação ambiental e a prevenção da natureza, são os brinquedos e sinalizadores cenográficos.

Decoração
As flores orgânicas (cultivadas sem pesticidas) e as frutas da época são duas combinações excelentes se tratando do meio ambiente e podem deixar a festa ainda mais bonita.






0 comentários:

Postar um comentário